sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Magusto e as Castanhas

O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga ou vinho novo, fazem-se brincadeiras e cantam-se cantigas.
Na passada quarta-feira, dia 11, houve a hipótese de os alunos comerem castanhas assadas no átrio, como forma de celebração desta data.

No âmbito do nosso projecto, deixamos agora uma receita das tradicionais castanhas assadas, bem como os benefícios deste popular fruto.

Castanhas Assadas:

Ingredientes - castanha, sal e acompanhamento (vinho branco)
Confecção - Escolhem-se as castanhas que sejam bem graúdas, e golpeiam-se. Colocam-se num assador, utensílio este constituído por um recipiente de barro ou folha, com numerosos orifícios, temperam-se com sal e levam-se a assar sobre brasas vivas, mexendo-se regularmente para não queimarem e assarem por igual. Servem-se acompanhadas de vinho branco.


A castanha é uma semente pobre em gordura e rica em hidratos de carbono. É também rica em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. Consideradas, actualmente, quase como uma “guloseima” de época, as castanhas, em tempo idos, constituíram um nutritivo complemento alimentar, substituindo o pão na ausência deste, quando os rigores e escassez do Inverno se instalavam.

0 comentários:

Enviar um comentário